top of page

A Realidade do Santo dos Santos





Quando olhamos para o Salmo 110, nem sempre percebemos, mas Deus está nos revelando muitas coisas por meio deste texto. Ao analisarmos a Lei, vemos que havia um sumo sacerdote que entrava apenas uma vez por ano no Santo dos Santos e, se o fizesse de maneira inadequada, sem antes se purificar, morreria. Além disso, logo após concluir a purificação dos pecados, ele precisava sair do Santo dos Santos. Mas vejamos o que dizem os Salmos:


Salmo 110


1 « Salmo de Davi » Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. [...]

4 O SENHOR jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.


Quão importante isso é para nós! Aqui, Deus nos mostra a realidade do Santo dos Santos. O texto aponta que o verdadeiro Santo dos Santos não é aquele edificado por mãos humanas na terra, mas o que está nos céus. Afinal, está escrito: "Assenta-te à minha direita" e também: "Tu és sacerdote para sempre." Mas qual é o lugar mais santo que pode existir? Não é estar à destra de Deus? Logo, este é o verdadeiro Santo dos Santos! E aquele que é chamado de "sacerdote para sempre" não deveria ministrar em um tabernáculo terreno, mas em um celestial.


Temos uma grande revelação quando é dito que ele está à "destra de Deus", pois isso nos mostra que Jesus está acima de todas as coisas. Nada pode estar mais alto que o Deus Altíssimo. Se, sob a primeira aliança, os sacerdotes santos precisavam se santificar e oferecer sacrifícios pelos seus próprios pecados para entrarem, por pouco tempo, no Santo dos Santos, o que significa: "Tu és sacerdote para sempre" e "Assenta-te à minha destra"? Isso nos ensina que esse sacerdote não precisaria oferecer sacrifícios todos os anos pelo pecado, mas permaneceria à destra de Deus até o tempo determinado, quando todos os inimigos serão postos por estrado dos seus pés.


Aqui percebemos a realidade do que Deus quis revelar na Lei: temos um sacerdote que está à destra de Deus! Mas que oferta ele deveria apresentar?


Hebreus 10


7 Então, eu disse: Eis-me aqui (no rolo do livro está escrito a meu respeito) para fazer, ó Deus, a tua vontade.

8 Depois de dizer, como acima: Sacrifícios e ofertas não quiseste, nem holocaustos e oblações pelo pecado, nem com isso te deleitaste (coisas que se oferecem segundo a lei),

9 então, acrescentou: Eis-me aqui para fazer, ó Deus, a tua vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo.


Segundo os Salmos, Deus não tem prazer em sacrifícios e ofertas pelo pecado. Mas quando o texto declara: "No rolo do livro está escrito a meu respeito", fica revelado que aquilo que era apontado na Lei falava sobre aquele que havia de oferecer seu próprio corpo. Não era por meio de sacrifícios pelo pecado que a vontade de Deus se cumpriria, pois o texto diz:


"Sacrifício e oferta não quiseste; antes, um corpo me formaste."


Isso nos mostra que era por meio da oferta desse corpo que a vontade de Deus seria realizada. E é por meio desse sacrifício que somos aperfeiçoados e purificados dos nossos pecados.


Todo sacerdote, ao ser levantado, precisava ser ungido. Mas este não foi ungido com óleo vindo da terra, e sim conforme está escrito:


Isaías 61


1 O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados; enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados.


Ele recebeu a promessa do Espírito, assim como Arão recebeu o óleo da unção para ministrar no tabernáculo. E, por meio dessa unção, ele derramou sobre seu corpo para que também pudéssemos nos tornar sacerdotes.




Comentários


© CANAL O REINO DE DEUS 2024

bottom of page